FAQ

Perguntas mais frequentes sobre Energia Solar

Os sistemas de energia solar são dimensionados exclusivamente a cada projeto de acordo com o consumo elétrico que precisa ser atendido e outras características relacionadas ao imóvel e local de instalação. Todas essas informações são calculadas pela empresa de energia solar para definir o tamanho e preço final do seu sistema fotovoltaico. 

Os sistemas de energia solar funcionam a partir de painéis fotovoltaicos e outros equipamentos do "kit solar" que em conjunto convertem a luz do sol diretamente em energia elétrica. Essa energia pode suprir até todo o consumo elétrico de uma casa, empresa, propriedade rural ou mesmo uma indústria. 

A instalação de um projeto fotovoltaico é feita por empresas especializadas em energia solar, que cuidam de todas as etapas técnicas e burocráticas do processo e entregam para você o sistema já funcionando. Entre em contato com a Solar Norte e peça um orçamento personalizado para as suas necessidades.

Como os painéis solares produzem energia através de um processo fotoquímico, e não mecânico, não ocorre a produção de barulho algum. 

Tecnicamente, não. O sistema de energia solar é conectado no quadro de luz do imóvel e a energia que o painel produz é distribuída por toda a sua casa ou empresa, alimentando tudo o que estiver conectado na rede elétrica local. No entanto, é possível dimensionar o seu sistema de modo que ele produza apenas a quantidade de energia que é consumida pelos aparelhos de ar-condicionado, por exemplo.

Sim, você pode, por meio da instalação de um sistema fotovoltaico isolado da rede (off grid), também chamado de sistema fotovoltaico autônomo. Durante o dia, esses sistemas armazenam a energia gerada em baterias para que ela possa ser utilizada durante a noite. Porém, as baterias tornam esses sistemas bem mais caros, além de exigirem muita manutenção e apresentarem baixa vida útil. Além disso, esses sistemas precisam ser muito bem dimensionados para que não falte energia principalmente durante a noite.  

Em projetos residenciais, é possível instalar todo o sistema em até 3 dias com uma equipe de 2 ou 3 técnicos.

Tudo irá depender do porte do sistema e da complexidade na instalação devido às características do imóvel, como a facilidade de acesso ao telhado do local.

Para sistemas fotovoltaicos conectados à rede (on grid), a resposta é não.  Nessa configuração, o sistema trabalha em paralelo com a rede elétrica e é dotado de um mecanismo de proteção chamado de anti-ilhamento, que cessa a operação do sistema até que a energia da rede seja reestabelecida. Isso é necessário para evitar acidentes ou danos ao seu sistema. 

Futuramente, após a regulação do uso de baterias em sistemas on grid, será possível utilizar a energia solar armazenada para suprir o consumo do imóvel em momentos que a rede esteja sem energia. Esse sistema é popularmente conhecido como  híbrido e possui um custo de instalação mais alto devido ao valor das baterias. 

Em média, um sistema de energia solar instalado no Brasil se paga, hoje, entre 4 e 5 anos. No entanto, esse prazo irá variar para cada instalação de acordo com o porte do sistema, níveis locais de radiação solar, valor da tarifa da distribuidora da região e outros dados.  

A boa notícia é que, com os constantes aumentos na conta de luz, os projetos estão ficando cada vez mais rentáveis, já que quanto mais caro for o preço da energia, maior é a economia obtida com o gerador. 

Exija da empresa o certificado NR10 (trabalho com eletricidade) e o NR35 (Trabalho em altura). Quando eles forem instalar, exija que todos os instaladores estejam usando os EPIS – Equipamentos de Proteção Individual. Segurança vem sempre em primeiro lugar! 

Dê início a sua economia gerando sua energia.

Abrir bate-papo
💬 Posso lhe ajudar?
Olá
Como podemos ajudá-lo?